domingo, 11 de março de 2012

Possibilidades e desafios da utilização de Webquest e Webfólio na formação continuada - Exercício

13/02/2012 -
Faculdade Fortium
Professora:Sandra Jaqueline
Aluna:Jéssica Cristina
Disciplina:Novas tecnologias de formação e comunicação em educação
Turma:Pedagogia 4° semestre

Formação de professores e Novas Tecnologias:
Possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada
Exercício

1.Quais as resistências para a utilização das novas tecnologias como recurso pedagógico na formação de professores?
As resistências são: Alguns discentes que não acreditam nos projetos, pânico, a falta de familiaridade dos educadores com o ambiente virtual e outra resistência é que alguns educadores estão presos á antigos padrões avaliativos e falta de disponibilidade de tempo.
2.Quais as razões apontadas pelo autor para defender o wbfólio nos cursos de formação dos professores?
Formação de educadores que vão além do técnico, inserir as pessoas num mundo que, a cada dia, vincula-se as relações virtuais como possibilidade de libertação e a criação de um ambiente de aprendizagem que ultrapassa o modelo escolar vigente.
3.Quais os critérios para se fazer bom uso das novas tecnologias em sala de aula?
Educar para a ética, educar para autonomia, respeitando a individualidade de cada aluno, pois cada discente avança no seu próprio tempo e o educador deve respeitar cada um na sua relação com a aprendizagem. Á também o critério de o espaço virtual ser usado com muita disciplina e um espírito de pesquisa, incentivando  um pensamento crítico e proporcionando a produção de materiais e a construção de conhecimento por parte dos alunos.
4.Quais os desafios para se trabalhar com webquest e o webfólio na formação dos professores?
Problema de gestão, resistência dos educadores, resistência dos discentes, falta de infra-estrutura, falta de recursos, paradigmas educacionais ou iusões frente ao uso das tecnologias. Um outro desafio é a resistência por parte dos professores, que não conseguem vislumbrar os ganhos com a mudança de paradigma, ou seja, docentes presos á antigos modelos de ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário