Faculdade
Fortium
Professora:Sandra
Jaqueline
Aluna:Jéssica
Cristina
Disciplina:Novas
tecnologias de formação e comunicação em educação
Turma:Pedagogia
4° semestre
Formação
de professores e Novas Tecnologias:
Possibilidades
e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada
Exercício
1.Quais
as resistências para a utilização das novas tecnologias como recurso pedagógico
na formação de professores?
As resistências são: Alguns discentes que não acreditam
nos projetos, pânico, a falta de familiaridade dos educadores com o ambiente
virtual e outra resistência é que alguns educadores estão presos á antigos
padrões avaliativos e falta de disponibilidade de tempo.
2.Quais
as razões apontadas pelo autor para defender o wbfólio nos cursos de formação
dos professores?
Formação de educadores que vão além do técnico, inserir
as pessoas num mundo que, a cada dia, vincula-se as relações virtuais como
possibilidade de libertação e a criação de um ambiente de aprendizagem que
ultrapassa o modelo escolar vigente.
3.Quais
os critérios para se fazer bom uso das novas tecnologias em sala de aula?
Educar para a ética, educar para autonomia, respeitando a
individualidade de cada aluno, pois cada discente avança no seu próprio tempo e
o educador deve respeitar cada um na sua relação com a aprendizagem. Á também o
critério de o espaço virtual ser usado com muita disciplina e um espírito de
pesquisa, incentivando um pensamento
crítico e proporcionando a produção de materiais e a construção de conhecimento
por parte dos alunos.
4.Quais
os desafios para se trabalhar com webquest e o webfólio na formação dos
professores?
Problema de gestão, resistência dos educadores,
resistência dos discentes, falta de infra-estrutura, falta de recursos,
paradigmas educacionais ou iusões frente ao uso das tecnologias. Um outro
desafio é a resistência por parte
dos professores, que não conseguem vislumbrar os ganhos com a mudança de
paradigma, ou seja, docentes presos á antigos modelos de ensinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário