terça-feira, 20 de março de 2012

Tecnologia independentes e dependentes

descubra suas possibilidades em sala de aula.Petrópolis/RJ:Vozes, 2003. Tecnologias Independentes Álbum seriado Conceito e características É composto de um conjunto de folhas, geralmente presas em madeira, papelão ou até mesmo num cabide. Nas folhas desse álbum, é apresentado palavras- chave, frases curtas, ilustrações, mapas, gráficos, histórias e etc. Sua construção O álbum seriado ode ser construído sobre uma base de madeira ou qualquer outro material resistente, onde as folhas serão encaixadas e presas por prendedores ou parafusos.Também pode ser improvisado com um cabide para prender as folhas. Como utilizar O álbum seriado pode ser usado para roteiro de aula, como apresentação e conclusão de um assunto, facilitando a compreensão do tema. Ilustração/gravura Conceito e características Termos genéricos que abrangem desenhos, fotografias, estampas símbolos, pinturas etc. Têm, na sala de aula, as funções de esclarecer, elucidar e ilustrar. Sua construção Os alunos e/ou professores podem desenhá-las, usar fotografias, recortá-las ou copiá-las de revistas, jornais ou outras publicações. Como utilizar As ilustrações podem ser utilizadas sozinhas, em cartazes, murais didáticos, quadros de avisos, jornais escolares, flanelógrafos, quadro-de-giz, álbuns seriados, quadros-de-pregas etc. Jornal Conceito e características É um periódico impresso, dedicado á divulgação de informações, notícias e opiniões, que tem como característica atingir o grande público em tempo relativamente curto; a natureza de sua comunicação é pública, rápida, transitória e atual. Como utilizar O jornal deve apresentar informações de forma reflexiva e lúdica, para vir compor o universo cultural do aluno. Ao selecionar reportagens para serem trabalhadas em sala de aula o professor deve: Verificar sua a adequação aos objetivos, conteúdo e clientela, analisar a linguagem, examinar a qualidade da impressão, facilitar o acesso de tos os alunos a material. Livro didático Conceito e características É um material impresso que, baseado na ares de currículo, contém um roteiro básico de conteúdos de uma ou várias áreas de conhecimento. Traz o conteúdo da área de conhecimento, gravuras pertinentes ao assunto, atividades de aplicação. É um dos mais tradicionais recursos impressos de ensino. Sua construção Geralmente o professor não elabora o livro didático, embora seja possível. Se o professor deseja elaborar um livro deve tomar os devidos cuidados: adequação aos seus objetivos, aos interesses dos aluno e a diversificação das atividades. Como utilizar - Durante a apresentação do livro didática é recomendável explorar a sua capa contracapa, folha de rosto, ilustrações, índice e glossário. - O professor deve transmitir as alunos a idéia de que os conteúdos apresentados no livro não são verdades absolutas. - Explorar as imagens do livro, desenvolvendo nos alunos a eitura a interpretação da linguagem não verbal – cores, desenhos, fotografias, tabelas etc. Texto Conceito e características “Texto é toda construção cultural que adquire um significado devido a um sistema de códigos e covenções: um romance, uma carta, uma foto, uma tabela, uma palestra, um quadro são atualizações desses sistemas de significados, podendo ser interpretados como texto. Há textos que combinam linguagem visual, com linguagem verbal, como por exemplo: a publicidade e o jornalismo. Sua construção Um texto pode ser elaborado pelo professor, pelos alunos, ou ainda coletivamente, por professores e alunos. Quando o texto é produzido na escola deve-se antes elaborar um roteiro que contenha as idéias-chave, ou seja, a direção de caminhos a serem abordadas. Como utilizar Para o aluno entender melhor os textos, a leitura pode ser feita individual ou coletivamente, mais de uma vez. Em seguida o texto deve ser discutido oralmente.O professor deverá indicar o autor e a fonte. Tecnologias dependentes Fita sonora e CD Conceito e características Material sonoro preparado e fita cassete para guardar e transmitir informações de diversos tipos. Hoje, a fita sonora está sendo substituída pelo CD que possui uma qualidade melhor e armazena muito mais informações que a fita. Sua construção Com o gravador o professor e/ou aluno poderão fazer gravações de entrevistas, palestras, debates, músicas etc. Como utilizar Podem ser usadas para; -documentar pontos importantes de uma entrevista; -apresentar ou explicar situações-problema para serem solucionadas peo grupo; -documentar o desempenho de papéis em dinâmica de grupo para posterior análise; -apresentar documentos históricos ou gravações de poesias; -treinar a pronúncia e ouvir letras de músicas n estudo de línguas estrangeiras; -apresentar entrevistas e palestras -desenvolver a capacidade de ouvir e interpretar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário