Plano de Ensino
1º Semestre de 2012
Curso de Pedagogia
| 
   
1 - Identificação: 
Disciplina: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação                                                                    
  Carga Horária: 72h/a 
Turma: 4°Semestre 
Professor (a): Sandra Jacqueline Barbosa  
 | 
 
| 
   
2 - Ementa:  
Tecnologia: conceitos. A tecnologia vista como processo. Meios tecnológicos aplicados em educação: vídeo, áudio, fotografia, informática. Aspectos pedagógicos do uso de novas tecnologias em educação. Tecnologia social. Educação e comunicação. Ondas informacionais. O papel do educomunicador. Educação e cibercultura. Virtualização do saber. Tecnologia e Interatividade. Tecnologias e educação a distância. Universidades Corporativas. 
 | 
 
| 
   
3 - Justificativa da disciplina: 
A disciplina é essencial para integração e abordagem sistemática, uma vez que se dedica ao entendimento de ambientes computacionais que contribuem para o desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação. 
 | 
 
| 
   
4
  – Objetivos: 
Geral: Ser capaz de incluir a temática e a prática tecnológica no currículo da educação. 
Específicos:  
- Contextualizar-se quanto à problemática tecnológica; 
- Buscar a reflexão por meios virtuais, bem como, tecnologia, informação e comunicação; 
- Fornecer elementos para elaboração de ações pedagógicas ligadas à questão. 
 | 
 
| 
   
5 - Conteúdo Programático: 
  | 
 
| 
   
6 – Metodologia: 
Aulas expositivas                            
Atividades em grupo
Diálogos / Debates
·       
  Elaboração de webfólio 
·       
  Elaboração de relatórios 
·       
  Atividades no laboratório 
 | 
 
| 
   
7 - Recursos de Ensino: 
Data-show; TV e DVD; Laboratório de Informática. 
 | 
 
| 
   
8 - Avaliação: 
NVP1:   
– AV1=N1+N2+N3 
N1: Seminário = 4.0 
N2: Atividades Avaliativas cotidianas = 2.0 
N3: Prova escrita = 4.0 
NVP2:  
– AV1= N1+N2+N3 
N1: Prova = 3,0 
N2: Webfólio = 4,5 
N3: Resenha = 2,5 
NVF: 
- Prova escrita = 10.0 
Cálculo da nota: 
O aproveitamento do desempenho do aluno avaliado será realizado mediante verificações parciais (NVP) e verificação final (NVF), expresso em notas de 0 a 10, permitindo-se apenas 1 (uma) casa decimal. Será considerado reprovado o aluno que obtiver uma Média Parcial (MP
  – média aritmética simples das NVP) inferior a 3,0 ou Média Final (MF) inferior a 6,0; será considerado aprovado o aluno com nota igual a superior a 6,0 no MP ou nota superior a 6,0 na MF.  
NVP1 + NVP2 / 2 = MP 
MP < 3,0 = REPROVADO  MF = MP 
MP
  ≥ 3,0 e < 6.0 = ALUNO DEVERÁ FAZER O NVF
   MF = MP + NVF / 2 
MP
  ≥ 6,0 = APROVADO (dispensado do NVF)
   MF = MP 
 | 
 
| 
   
Aula
   
 | 
  
   
CONTEÚDOS E ATIVIDADES 
 | 
  
   
Atividades extra-classe 
 | 
 
| 
   
06/02 
 | 
  
   
Apresentação entre a professora e a turma, do plano da disciplina. Valorização dos conteúdos, tecnologia como meio. Leitura e interpretação de texto da Nova Escola: Um recurso a favor dos conteúdos. A tecnologia vista como processo.  
-
  Organização
  do
  Seminário,
  divisão
  dos
  grupos,
  distribuição
  dos
  materiais. 
 | 
  
   
Leitura,
  Análise e produção de texto da Nova Escola.  
 | 
 
| 
   
13/02 
 | 
  
   
Fechamento do texto da Nova Escola.  
A internet como fonte de pesquisa: Webfólio e Webquest: Formação de Professores e Novas Tecnologias.  
 | 
  
   
Leitura,
  Análise e produção de texto do Webfólio. 
 | 
 
| 
   
27/02 
 | 
  
   
- Educação, tecnologia e transformação. Texto: SAVIANI. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. 
- Aula no Laboratório: Criação do blog para webfólio.  Inserção de materiais no webfólio. - Preparação do seminário: orientação e dúvidas. 
 | 
  
   
Preparação do seminário. 
 | 
 
| 
   
05/03 
 | 
  
   
As novas tecnologias como meio e não como fim. A tecnologia vista como processo. Filme: Tempos
  Modernos
  (Modern Times). Direção: Charles Chaplin. EUA, 87 min., 1936. 
 | 
  
   
Breve
  resenha do filme. 
 | 
 
| 
   
12/03 
 | 
  
   
Seminário – TECNOLOGIA EDUCACIONAL – Tecnologias Independentes - Grupo 1
  – Álbum
  seriado;
  Blocão;
  Cartão-relâmpago;
  Cartaz;
  Ensino
  por
  fichas.
  Grupo 2 – Estudo Dirigido;
  Flanelógrafo;
  Gráfico;
  Histórias
  em
  Quadrinhos;
  Ilustração/Gravura.
  Grupo 3 – Instrução programada;
  jogo;
  jornal;
  jornal
  escolar;
  livro
  didático.
  Grupo 4 – Livro infanto-juvenil;
  Mapa
  e
  Globo;
  Modelo;
  Módulo
  instrucional;
  Mural. 
 | 
  
   
Produção
  dos relatórios dos seminários. 
 | 
 
| 
   
19/03 
 | 
  
   
Seminário – TECNOLOGIA EDUCACIONAL – Tecnologias Independentes – Grupo 5 – Peça Teatral;
  Quadro-de-giz;
  Quadro-de-pregas;
  Sucata;
  Texto. - Tecnologias Dependentes - Grupo 6 – Computador; Fita de vídeo;
  fita
  sonora
  e
  CD;
  Internet
  e
  suas
  ferramentas. Grupo 7 – Slide;
  Televisão
  comercial;
  televisão
  educativa;
  transparência
  para
  retroprojetor;
  educação
  à
  distância.
   
 | 
  
   
Produção
  dos relatórios dos seminários. 
 | 
 
| 
   
26/03 
 | 
  
   
Rede de comunicação e colaboração da EAD. Texto: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Conceituação e Historicidade. Maria das Graças Silva Lima. Estrutura e modalidade da EAD. Texto: Políticas de educação à distância: democratização ou canto da sereia? de Julia MALANCHEN.
  Produção do quadro comparativo. 
 | 
  
   
Leitura,
  análise e comparação dos textos sobre EAD. 
 | 
 
| 
   
02/04 
 | 
  
   
Fechamento
  da análise dos dois textos sobre EAD. 
Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio. 
 | 
  
   
Produção
  de texto sobre EAD. Estudar para a prova. 
 | 
 
| 
   
09/04 
 | 
  
   
Avaliação A1 
 | 
  
   
Inserção de atividades no Webfólio. 
 | 
 
| 
   
16/04 
 | 
  
   
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. 
Resenha do livro: de CARNEIRO. Estudo
  Dirigido. 
Aula
  no
  Laboratório:
  inserção de atividades no Webfólio. 
 | 
  
   
Preparação para a Semana Acadêmica. 
 | 
 
| 
   
23/04 
 | 
  
   
Preparação para a Semana Acadêmica. 
2ª chamada de A1 
Filme: Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley). Direção: Martyn Burke. EUA, 95 min, 1999. 
 | 
  
   
Breve
  resenha do filme. 
 | 
 
| 
   
07/05 
 | 
  
   
SEMANA ACADÊMICA. 
 | 
  
   
Inserção de atividades no Webfólio. 
 | 
 
| 
   
14/05 
 | 
  
   
Universidades
  Corporativas:
  uma
  visão
  crítica. 
Aula
  no
  Laboratório:
  inserção de atividades no Webfólio. 
 | 
  
   
Produção
  de texto sobre Universidades
  Corporativas. 
 | 
 
| 
   
21/05 
 | 
  
   
Palestra com Gustavo
  Alves
  – webdisigner
  e
  jornalista:
  Educação
  e
  Cibercultura. Educação e comunicação. Ondas informacionais. 
Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio. 
 | 
  
   
Resumo
  da palestra. 
 | 
 
| 
   
28/05 
 | 
  
   
Apresentação e avaliação dos Webfólios. 
 | 
  
   
Estudar
  para a prova. 
 | 
 
| 
   
04/06 
 | 
  
   
Apresentação e avaliação dos Webfólios. Entrega da Resenha de CARNEIRO.  
 | 
  
   
Estudar
  para a prova. 
 | 
 
| 
   
11/06 
 | 
  
   
Avaliação A2 
 | 
  
   
- 
 | 
 
| 
   
18/06 
 | 
  
   
Entrega de notas, atividades. Avaliação da disciplina, da professora, auto-avaliação. 
 | 
  
   
- 
 | 
 
| 
   
25/06 
 | 
  
   
2ª chamada de A2 
 | 
  
   
- 
 | 
 
| 
   
02/07 
 | 
  
   
Avaliação A3 
 | 
  
   
- 
 | 
 
| 
   
Observação: O planejamento está sujeito a pequenas alterações durante o semestre, de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos e necessidades da turma. 
 | 
 ||
| 
   
10 – Bibliografia Básica: 
FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Papirus, 2006. 288p. ISBN 85-308-0360-4. 
CARNEIRO, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógicas. 12. ed. Campinas: Papirus, 2006. 173p. ISBN 85-308-0594-1. 
 | 
 
| 
   
11 – Bibliografia Complementar: 
BATISTA, Wagner Braga. Educação a distância e o refinamento da exclusão social. Conect@, n. 4,fev./2002. Disponível em: http://www.revistaconecta.com/conectados/wagner_refinamento.htm
  Acesso em: 13/02/2011. 
LEITE, L. S. (Coord.). Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis/RJ: Vozes,  2003. 
MALANCHEN, Julia. Políticas de educação a distância: democratização ou canto da sereia? HISTEDBR On-line, Campinas, n. 26, p. 209
  –216, jun. 2007 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: http://www.gepeto.ced.ufsc.br/arquivos/artjulia.pdf Acesso em: 13/02/2011. 
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n.1 (set. 2000) UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, pág. 137-144. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm Acesso em: 13/02/2011. 
_____. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Texto que inspirou o capítulo primeiro do livro: MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus, 2009, p.11-65. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm Acesso em: 13/02/2011. 
RAMAL, Andréa C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002. 
SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. PDF, s/d. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/nre/cornelioprocopio/arquivos/File/Ensinomedioblocos/Encontro3Otrabalhocomoprincipioeducativo.pdf  Acesso em: 13/02/2011. 
VILLAS BOAS,
  Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o
  diálogo entre professor e aluno. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p.
  291-306, Jan./Abr. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em:
  13/02/2011. 
Links: 
http://educadordoispontozero.blogspot.com/2011/07/um-pouco-de-humor.html
  - inclusão digital 
Filmes:  
Tempos modernos (Modern Times). Direção: Charles Chaplin. EUA, 87 min., 1936. 
Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley). Direção: Martyn Burke. EUA, 95 min, 1999.  
 | 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário