segunda-feira, 28 de maio de 2012
Possibilidades e desafios da utilização de Webquest e Webfólio na formação Continuada
Formação de Professores e Novas Tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de Webquest e Webfólio na Formação Continuada - 02/04/2012
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
Pedagogo, professor de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia. Aluno do Curso de Especialização em docência do Ensino Superior do Exército Brasileiro em parceria com universidade Castelo Branco-RJ e do Curso de Mídias na Educação da SEED/MEC
Já faz alguns anos que muitos educadores entraram em um verdadeiro "pânico" quando perceberam que as novas tecnologias da informação e comunicação estavam adentrando o espaço educacional.
Muitos recurso surgiram para que a educação, educadores e educandos possam estar interagindo com as mídias e com as TIC`S.Em todo mundo surgiram várias propostas para adaptar o computador a dinâmica da sala de aula.
O que se pretende com o webfólio é a criação de um ambiente de aprendizagem que ultrapassa o modelo escolar vigente. Democratizando e inserindo as pessoas num mundo que a cada dia, vincula-se as relações virtuais como possibilidade de avanço. Neste espaço de interação o que o educador- aluno precisa encontrar é um espaço para debate/fórum/opiniões. Sendo um grande incentivo e motivação para que o educador-aluno possa acompanhar através da Web suas produções durante o percurso de seus estudos, extrapolando o espaço de sala de aula, construindo com sua aprendizagem concreta um espaço virtual.
O webfólio é um instrumento que compreende a ampliação de todos os trabalhos realizados pelo aluno durante o projeto ou durante uma unidade, semestre ou ano letivo, sendo constituído de registro de visitas, resumos de textos, resenhas de vídeos, projetos e relatórios de experiências na sala de aula ou extra-sala.
WebQuest:Uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.
A metodologia do WebQuest pretende ser uma forma de estimular a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento de professores, a produção de materiais e a construção de conhecimento por parte dos alunos.
Cabe ao educador que está no processo de formação observar que este recurso é mais uma ferramenta e que ele precisa compreender bem a pedagogia de projetos para que possa então utilizar-se de uma WebQuest para sua propria formação como também para ministrar suas aulas.
Com o Wbquest trabalha-se em forma de projetos de pesquisa, com toda uma metodologia e didática que envolve o aluno do inicio ao fim do projeto.
O WebQuest tem oportunizado uma retomada do espírito científico, já que exige dos participantes a disposição para a pesquisa, a leitura e a produção textual.
Podemos relacionar alguns desafios quanto a promoção da formação com o Webquest e Webfólio, tais como: problema de gestão, resistência dos educadores, resistência dos discentes, falta de infra-estrutura, falta de recursos, paradigmas educacionais ou ilusões frente ao uso das tecnologias.
Um desafio que precisa ser superado é a falta de familiaridade dos educadores com o ambiente virtual proporcionado pelas novas tecnologias da informação e comunicação.
Outro desafio encontrado: As faculdades não disponibilizam um profissional que possa apoiar os professores na elaboração e construção dos sites para webfólio e webquest.
Ainda na questão estrutural encontramos a resistência por estarem presos aos antigos paradigmas avaliativos e pela falta de disponibilidade de tempo ou ainda por não possuírem computadores com acesso á rede mundial de computadores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário