terça-feira, 20 de março de 2012

Tecnologia independentes e dependentes

descubra suas possibilidades em sala de aula.Petrópolis/RJ:Vozes, 2003. Tecnologias Independentes Álbum seriado Conceito e características É composto de um conjunto de folhas, geralmente presas em madeira, papelão ou até mesmo num cabide. Nas folhas desse álbum, é apresentado palavras- chave, frases curtas, ilustrações, mapas, gráficos, histórias e etc. Sua construção O álbum seriado ode ser construído sobre uma base de madeira ou qualquer outro material resistente, onde as folhas serão encaixadas e presas por prendedores ou parafusos.Também pode ser improvisado com um cabide para prender as folhas. Como utilizar O álbum seriado pode ser usado para roteiro de aula, como apresentação e conclusão de um assunto, facilitando a compreensão do tema. Ilustração/gravura Conceito e características Termos genéricos que abrangem desenhos, fotografias, estampas símbolos, pinturas etc. Têm, na sala de aula, as funções de esclarecer, elucidar e ilustrar. Sua construção Os alunos e/ou professores podem desenhá-las, usar fotografias, recortá-las ou copiá-las de revistas, jornais ou outras publicações. Como utilizar As ilustrações podem ser utilizadas sozinhas, em cartazes, murais didáticos, quadros de avisos, jornais escolares, flanelógrafos, quadro-de-giz, álbuns seriados, quadros-de-pregas etc. Jornal Conceito e características É um periódico impresso, dedicado á divulgação de informações, notícias e opiniões, que tem como característica atingir o grande público em tempo relativamente curto; a natureza de sua comunicação é pública, rápida, transitória e atual. Como utilizar O jornal deve apresentar informações de forma reflexiva e lúdica, para vir compor o universo cultural do aluno. Ao selecionar reportagens para serem trabalhadas em sala de aula o professor deve: Verificar sua a adequação aos objetivos, conteúdo e clientela, analisar a linguagem, examinar a qualidade da impressão, facilitar o acesso de tos os alunos a material. Livro didático Conceito e características É um material impresso que, baseado na ares de currículo, contém um roteiro básico de conteúdos de uma ou várias áreas de conhecimento. Traz o conteúdo da área de conhecimento, gravuras pertinentes ao assunto, atividades de aplicação. É um dos mais tradicionais recursos impressos de ensino. Sua construção Geralmente o professor não elabora o livro didático, embora seja possível. Se o professor deseja elaborar um livro deve tomar os devidos cuidados: adequação aos seus objetivos, aos interesses dos aluno e a diversificação das atividades. Como utilizar - Durante a apresentação do livro didática é recomendável explorar a sua capa contracapa, folha de rosto, ilustrações, índice e glossário. - O professor deve transmitir as alunos a idéia de que os conteúdos apresentados no livro não são verdades absolutas. - Explorar as imagens do livro, desenvolvendo nos alunos a eitura a interpretação da linguagem não verbal – cores, desenhos, fotografias, tabelas etc. Texto Conceito e características “Texto é toda construção cultural que adquire um significado devido a um sistema de códigos e covenções: um romance, uma carta, uma foto, uma tabela, uma palestra, um quadro são atualizações desses sistemas de significados, podendo ser interpretados como texto. Há textos que combinam linguagem visual, com linguagem verbal, como por exemplo: a publicidade e o jornalismo. Sua construção Um texto pode ser elaborado pelo professor, pelos alunos, ou ainda coletivamente, por professores e alunos. Quando o texto é produzido na escola deve-se antes elaborar um roteiro que contenha as idéias-chave, ou seja, a direção de caminhos a serem abordadas. Como utilizar Para o aluno entender melhor os textos, a leitura pode ser feita individual ou coletivamente, mais de uma vez. Em seguida o texto deve ser discutido oralmente.O professor deverá indicar o autor e a fonte. Tecnologias dependentes Fita sonora e CD Conceito e características Material sonoro preparado e fita cassete para guardar e transmitir informações de diversos tipos. Hoje, a fita sonora está sendo substituída pelo CD que possui uma qualidade melhor e armazena muito mais informações que a fita. Sua construção Com o gravador o professor e/ou aluno poderão fazer gravações de entrevistas, palestras, debates, músicas etc. Como utilizar Podem ser usadas para; -documentar pontos importantes de uma entrevista; -apresentar ou explicar situações-problema para serem solucionadas peo grupo; -documentar o desempenho de papéis em dinâmica de grupo para posterior análise; -apresentar documentos históricos ou gravações de poesias; -treinar a pronúncia e ouvir letras de músicas n estudo de línguas estrangeiras; -apresentar entrevistas e palestras -desenvolver a capacidade de ouvir e interpretar.

domingo, 11 de março de 2012

Possibilidades e desafios da utilização de Webquest e Webfólio na formação continuada - Exercício

13/02/2012 -
Faculdade Fortium
Professora:Sandra Jaqueline
Aluna:Jéssica Cristina
Disciplina:Novas tecnologias de formação e comunicação em educação
Turma:Pedagogia 4° semestre

Formação de professores e Novas Tecnologias:
Possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada
Exercício

1.Quais as resistências para a utilização das novas tecnologias como recurso pedagógico na formação de professores?
As resistências são: Alguns discentes que não acreditam nos projetos, pânico, a falta de familiaridade dos educadores com o ambiente virtual e outra resistência é que alguns educadores estão presos á antigos padrões avaliativos e falta de disponibilidade de tempo.
2.Quais as razões apontadas pelo autor para defender o wbfólio nos cursos de formação dos professores?
Formação de educadores que vão além do técnico, inserir as pessoas num mundo que, a cada dia, vincula-se as relações virtuais como possibilidade de libertação e a criação de um ambiente de aprendizagem que ultrapassa o modelo escolar vigente.
3.Quais os critérios para se fazer bom uso das novas tecnologias em sala de aula?
Educar para a ética, educar para autonomia, respeitando a individualidade de cada aluno, pois cada discente avança no seu próprio tempo e o educador deve respeitar cada um na sua relação com a aprendizagem. Á também o critério de o espaço virtual ser usado com muita disciplina e um espírito de pesquisa, incentivando  um pensamento crítico e proporcionando a produção de materiais e a construção de conhecimento por parte dos alunos.
4.Quais os desafios para se trabalhar com webquest e o webfólio na formação dos professores?
Problema de gestão, resistência dos educadores, resistência dos discentes, falta de infra-estrutura, falta de recursos, paradigmas educacionais ou iusões frente ao uso das tecnologias. Um outro desafio é a resistência por parte dos professores, que não conseguem vislumbrar os ganhos com a mudança de paradigma, ou seja, docentes presos á antigos modelos de ensinar.

Um recurso a favor dos conteúdos

Nova Escola - 06/02/2012

Alfabeto Digitalizado

Como Ensinar o Alfabeto para as crianças nos dias de hoje - 06/02/2012

Plano de Ensino

Plano de Ensino - 06/02/2012
                                                                                                                                                                                                             



Plano de Ensino
Semestre de 2012
Curso de Pedagogia


1 - Identificação:
Disciplina: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação                                                                     Carga Horária: 72h/a
Turma: 4°Semestre
Professor (a): Sandra Jacqueline Barbosa
  
2 - Ementa:
Tecnologia: conceitos. A tecnologia vista como processo. Meios tecnológicos aplicados em educação: vídeo, áudio, fotografia, informática. Aspectos pedagógicos do uso de novas tecnologias em educação. Tecnologia social. Educação e comunicação. Ondas informacionais. O papel do educomunicador. Educação e cibercultura. Virtualização do saber. Tecnologia e Interatividade. Tecnologias e educação a distância. Universidades Corporativas.

3 - Justificativa da disciplina:
A disciplina é essencial para integração e abordagem sistemática, uma vez que se dedica ao entendimento de ambientes computacionais que contribuem para o desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação.

4Objetivos:

Geral: Ser capaz de incluir a temática e a prática tecnológica no currículo da educação.
Específicos:
- Contextualizar-se quanto à problemática tecnológica;
- Buscar a reflexão por meios virtuais, bem como, tecnologia, informação e comunicação;
- Fornecer elementos para elaboração de ações pedagógicas ligadas à questão.

5 - Conteúdo Programático:
- Educação, tecnologia e transformação;
- Integração das tecnologias na gestão escolar;
- Novas formas de aprender e ensinar;
- A internet como informação e comunicação.



6Metodologia:

Aulas expositivas                           

Atividades em grupo

Diálogos / Debates

·        Elaboração de webfólio
·        Elaboração de relatórios
·        Atividades no laboratório

7 - Recursos de Ensino:
Data-show; TV e DVD; Laboratório de Informática.




8 - Avaliação:
NVP1: 

AV1=N1+N2+N3

N1: Seminário = 4.0
N2: Atividades Avaliativas cotidianas = 2.0
N3: Prova escrita = 4.0


NVP2:

AV1= N1+N2+N3

N1: Prova = 3,0
N2: Webfólio = 4,5
N3: Resenha = 2,5

NVF:

- Prova escrita = 10.0

Cálculo da nota:
O aproveitamento do desempenho do aluno avaliado será realizado mediante verificações parciais (NVP) e verificação final (NVF), expresso em notas de 0 a 10, permitindo-se apenas 1 (uma) casa decimal. Será considerado reprovado o aluno que obtiver uma Média Parcial (MPmédia aritmética simples das NVP) inferior a 3,0 ou Média Final (MF) inferior a 6,0; será considerado aprovado o aluno com nota igual a superior a 6,0 no MP ou nota superior a 6,0 na MF.

NVP1 + NVP2 / 2 = MP

MP < 3,0 = REPROVADOMF = MP
MP3,0 e < 6.0 = ALUNO DEVERÁ FAZER O NVFMF = MP + NVF / 2
MP6,0 = APROVADO (dispensado do NVF)MF = MP


Aula
CONTEÚDOS E ATIVIDADES
Atividades extra-classe
06/02
Apresentação entre a professora e a turma, do plano da disciplina. Valorização dos conteúdos, tecnologia como meio. Leitura e interpretação de texto da Nova Escola: Um recurso a favor dos conteúdos. A tecnologia vista como processo.
- Organização do Seminário, divisão dos grupos, distribuição dos materiais.
Leitura, Análise e produção de texto da Nova Escola.
13/02
Fechamento do texto da Nova Escola.
A internet como fonte de pesquisa: Webfólio e Webquest: Formação de Professores e Novas Tecnologias.
Leitura, Análise e produção de texto do Webfólio.
27/02
- Educação, tecnologia e transformação. Texto: SAVIANI. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias.
- Aula no Laboratório: Criação do blog para webfólio.  Inserção de materiais no webfólio. - Preparação do seminário: orientação e dúvidas.
Preparação do seminário.
05/03
As novas tecnologias como meio e não como fim. A tecnologia vista como processo. Filme: Tempos Modernos (Modern Times). Direção: Charles Chaplin. EUA, 87 min., 1936.
Breve resenha do filme.
12/03
SeminárioTECNOLOGIA EDUCACIONALTecnologias Independentes - Grupo 1Álbum seriado; Blocão; Cartão-relâmpago; Cartaz; Ensino por fichas. Grupo 2Estudo Dirigido; Flanelógrafo; Gráfico; Histórias em Quadrinhos; Ilustração/Gravura. Grupo 3Instrução programada; jogo; jornal; jornal escolar; livro didático. Grupo 4 Livro infanto-juvenil; Mapa e Globo; Modelo; Módulo instrucional; Mural.

Produção dos relatórios dos seminários.
19/03
SeminárioTECNOLOGIA EDUCACIONALTecnologias IndependentesGrupo 5Peça Teatral; Quadro-de-giz; Quadro-de-pregas; Sucata; Texto. - Tecnologias Dependentes - Grupo 6Computador; Fita de vídeo; fita sonora e CD; Internet e suas ferramentas. Grupo 7Slide; Televisão comercial; televisão educativa; transparência para retroprojetor; educação à distância.
Produção dos relatórios dos seminários.
26/03
Rede de comunicação e colaboração da EAD. Texto: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Conceituação e Historicidade. Maria das Graças Silva Lima. Estrutura e modalidade da EAD. Texto: Políticas de educação à distância: democratização ou canto da sereia? de Julia MALANCHEN. Produção do quadro comparativo.
Leitura, análise e comparação dos textos sobre EAD.
02/04
Fechamento da análise dos dois textos sobre EAD.
Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio.
Produção de texto sobre EAD. Estudar para a prova.
09/04
Avaliação A1
Inserção de atividades no Webfólio.
16/04
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias.
Resenha do livro: de CARNEIRO. Estudo Dirigido.
Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio.
Preparação para a Semana Acadêmica.
23/04
Preparação para a Semana Acadêmica.
chamada de A1
Filme: Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley). Direção: Martyn Burke. EUA, 95 min, 1999.
Breve resenha do filme.
07/05
SEMANA ACADÊMICA.
Inserção de atividades no Webfólio.
14/05
Universidades Corporativas: uma visão crítica.
Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio.
Produção de texto sobre Universidades Corporativas.
21/05
Palestra com Gustavo Alves webdisigner e jornalista: Educação e Cibercultura. Educação e comunicação. Ondas informacionais.
Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio.
Resumo da palestra.
28/05
Apresentação e avaliação dos Webfólios.
Estudar para a prova.
04/06
Apresentação e avaliação dos Webfólios. Entrega da Resenha de CARNEIRO.
Estudar para a prova.
11/06
Avaliação A2
-
18/06
Entrega de notas, atividades. Avaliação da disciplina, da professora, auto-avaliação.
-
25/06
chamada de A2
-
02/07
Avaliação A3
-
Observação: O planejamento está sujeito a pequenas alterações durante o semestre, de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos e necessidades da turma.

10Bibliografia Básica:

FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Papirus, 2006. 288p. ISBN 85-308-0360-4.
CARNEIRO, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógicas. 12. ed. Campinas: Papirus, 2006. 173p. ISBN 85-308-0594-1.

11Bibliografia Complementar:
BATISTA, Wagner Braga. Educação a distância e o refinamento da exclusão social. Conect@, n. 4,fev./2002. Disponível em: http://www.revistaconecta.com/conectados/wagner_refinamento.htm Acesso em: 13/02/2011.
LEITE, L. S. (Coord.). Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis/RJ: Vozes,  2003.

MALANCHEN, Julia. Políticas de educação a distância: democratização ou canto da sereia? HISTEDBR On-line, Campinas, n. 26, p. 209216, jun. 2007 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: http://www.gepeto.ced.ufsc.br/arquivos/artjulia.pdf Acesso em: 13/02/2011.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n.1 (set. 2000) UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, pág. 137-144. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm Acesso em: 13/02/2011.
_____. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Texto que inspirou o capítulo primeiro do livro: MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus, 2009, p.11-65. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm Acesso em: 13/02/2011.
RAMAL, Andréa C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. PDF, s/d. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/nre/cornelioprocopio/arquivos/File/Ensinomedioblocos/Encontro3Otrabalhocomoprincipioeducativo.pdf  Acesso em: 13/02/2011.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 291-306, Jan./Abr. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 13/02/2011.


Links:

Filmes:
Tempos modernos (Modern Times). Direção: Charles Chaplin. EUA, 87 min., 1936.
Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley). Direção: Martyn Burke. EUA, 95 min, 1999.

 

Brasília, 06 de fevereiro de 2012.

 
Sandra Jacqueline Barbosa

Professora