terça-feira, 20 de março de 2012
Tecnologia independentes e dependentes
descubra suas possibilidades em sala de aula.Petrópolis/RJ:Vozes, 2003.
Tecnologias Independentes
Álbum seriado
Conceito e características
É composto de um conjunto de folhas, geralmente presas em madeira, papelão ou até mesmo num cabide. Nas folhas desse álbum, é apresentado palavras- chave, frases curtas, ilustrações, mapas, gráficos, histórias e etc.
Sua construção
O álbum seriado ode ser construído sobre uma base de madeira ou qualquer outro material resistente, onde as folhas serão encaixadas e presas por prendedores ou parafusos.Também pode ser improvisado com um cabide para prender as folhas.
Como utilizar
O álbum seriado pode ser usado para roteiro de aula, como apresentação e conclusão de um assunto, facilitando a compreensão do tema.
Ilustração/gravura
Conceito e características
Termos genéricos que abrangem desenhos, fotografias, estampas símbolos, pinturas etc. Têm, na sala de aula, as funções de esclarecer, elucidar e ilustrar.
Sua construção
Os alunos e/ou professores podem desenhá-las, usar fotografias, recortá-las ou copiá-las de revistas, jornais ou outras publicações.
Como utilizar
As ilustrações podem ser utilizadas sozinhas, em cartazes, murais didáticos, quadros de avisos, jornais escolares, flanelógrafos, quadro-de-giz, álbuns seriados, quadros-de-pregas etc.
Jornal
Conceito e características
É um periódico impresso, dedicado á divulgação de informações, notícias e opiniões, que tem como característica atingir o grande público em tempo relativamente curto; a natureza de sua comunicação é pública, rápida, transitória e atual.
Como utilizar
O jornal deve apresentar informações de forma reflexiva e lúdica, para vir compor o universo cultural do aluno.
Ao selecionar reportagens para serem trabalhadas em sala de aula o professor deve: Verificar sua a adequação aos objetivos, conteúdo e clientela, analisar a linguagem, examinar a qualidade da impressão, facilitar o acesso de tos os alunos a material.
Livro didático
Conceito e características
É um material impresso que, baseado na ares de currículo, contém um roteiro básico de conteúdos de uma ou várias áreas de conhecimento. Traz o conteúdo da área de conhecimento, gravuras pertinentes ao assunto, atividades de aplicação. É um dos mais tradicionais recursos impressos de ensino.
Sua construção
Geralmente o professor não elabora o livro didático, embora seja possível. Se o professor deseja elaborar um livro deve tomar os devidos cuidados: adequação aos seus objetivos, aos interesses dos aluno e a diversificação das atividades.
Como utilizar
- Durante a apresentação do livro didática é recomendável explorar a sua capa contracapa, folha de rosto, ilustrações, índice e glossário.
- O professor deve transmitir as alunos a idéia de que os conteúdos apresentados no livro não são verdades absolutas.
- Explorar as imagens do livro, desenvolvendo nos alunos a eitura a interpretação da linguagem não verbal – cores, desenhos, fotografias, tabelas etc.
Texto
Conceito e características
“Texto é toda construção cultural que adquire um significado devido a um sistema de códigos e covenções: um romance, uma carta, uma foto, uma tabela, uma palestra, um quadro são atualizações desses sistemas de significados, podendo ser interpretados como texto. Há textos que combinam linguagem visual, com linguagem verbal, como por exemplo: a publicidade e o jornalismo.
Sua construção
Um texto pode ser elaborado pelo professor, pelos alunos, ou ainda coletivamente, por professores e alunos.
Quando o texto é produzido na escola deve-se antes elaborar um roteiro que contenha as idéias-chave, ou seja, a direção de caminhos a serem abordadas.
Como utilizar
Para o aluno entender melhor os textos, a leitura pode ser feita individual ou coletivamente, mais de uma vez. Em seguida o texto deve ser discutido oralmente.O professor deverá indicar o autor e a fonte.
Tecnologias dependentes
Fita sonora e CD
Conceito e características
Material sonoro preparado e fita cassete para guardar e transmitir informações de diversos tipos.
Hoje, a fita sonora está sendo substituída pelo CD que possui uma qualidade melhor e armazena muito mais informações que a fita.
Sua construção
Com o gravador o professor e/ou aluno poderão fazer gravações de entrevistas, palestras, debates, músicas etc.
Como utilizar
Podem ser usadas para;
-documentar pontos importantes de uma entrevista;
-apresentar ou explicar situações-problema para serem solucionadas peo grupo;
-documentar o desempenho de papéis em dinâmica de grupo para posterior análise;
-apresentar documentos históricos ou gravações de poesias;
-treinar a pronúncia e ouvir letras de músicas n estudo de línguas estrangeiras;
-apresentar entrevistas e palestras
-desenvolver a capacidade de ouvir e interpretar.
domingo, 11 de março de 2012
Possibilidades e desafios da utilização de Webquest e Webfólio na formação continuada - Exercício
13/02/2012 -
Faculdade
Fortium
Professora:Sandra
Jaqueline
Aluna:Jéssica
Cristina
Disciplina:Novas
tecnologias de formação e comunicação em educação
Turma:Pedagogia
4° semestre
Formação
de professores e Novas Tecnologias:
Possibilidades
e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada
Exercício
1.Quais
as resistências para a utilização das novas tecnologias como recurso pedagógico
na formação de professores?
As resistências são: Alguns discentes que não acreditam
nos projetos, pânico, a falta de familiaridade dos educadores com o ambiente
virtual e outra resistência é que alguns educadores estão presos á antigos
padrões avaliativos e falta de disponibilidade de tempo.
2.Quais
as razões apontadas pelo autor para defender o wbfólio nos cursos de formação
dos professores?
Formação de educadores que vão além do técnico, inserir
as pessoas num mundo que, a cada dia, vincula-se as relações virtuais como
possibilidade de libertação e a criação de um ambiente de aprendizagem que
ultrapassa o modelo escolar vigente.
3.Quais
os critérios para se fazer bom uso das novas tecnologias em sala de aula?
Educar para a ética, educar para autonomia, respeitando a
individualidade de cada aluno, pois cada discente avança no seu próprio tempo e
o educador deve respeitar cada um na sua relação com a aprendizagem. Á também o
critério de o espaço virtual ser usado com muita disciplina e um espírito de
pesquisa, incentivando um pensamento
crítico e proporcionando a produção de materiais e a construção de conhecimento
por parte dos alunos.
4.Quais
os desafios para se trabalhar com webquest e o webfólio na formação dos
professores?
Problema de gestão, resistência dos educadores,
resistência dos discentes, falta de infra-estrutura, falta de recursos,
paradigmas educacionais ou iusões frente ao uso das tecnologias. Um outro
desafio é a resistência por parte
dos professores, que não conseguem vislumbrar os ganhos com a mudança de
paradigma, ou seja, docentes presos á antigos modelos de ensinar.
Plano de Ensino
Plano de Ensino - 06/02/2012
Brasília, 06 de fevereiro de 2012.
Sandra Jacqueline Barbosa
Plano de Ensino
1º Semestre de 2012
Curso de Pedagogia
1 - Identificação:
Disciplina: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação
Carga Horária: 72h/a
Turma: 4°Semestre
Professor (a): Sandra Jacqueline Barbosa
|
2 - Ementa:
Tecnologia: conceitos. A tecnologia vista como processo. Meios tecnológicos aplicados em educação: vídeo, áudio, fotografia, informática. Aspectos pedagógicos do uso de novas tecnologias em educação. Tecnologia social. Educação e comunicação. Ondas informacionais. O papel do educomunicador. Educação e cibercultura. Virtualização do saber. Tecnologia e Interatividade. Tecnologias e educação a distância. Universidades Corporativas.
|
3 - Justificativa da disciplina:
A disciplina é essencial para integração e abordagem sistemática, uma vez que se dedica ao entendimento de ambientes computacionais que contribuem para o desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação.
|
4
– Objetivos:
Geral: Ser capaz de incluir a temática e a prática tecnológica no currículo da educação.
Específicos:
- Contextualizar-se quanto à problemática tecnológica;
- Buscar a reflexão por meios virtuais, bem como, tecnologia, informação e comunicação;
- Fornecer elementos para elaboração de ações pedagógicas ligadas à questão.
|
5 - Conteúdo Programático:
|
6 – Metodologia:
Aulas expositivas
Atividades em grupo
Diálogos / Debates
·
Elaboração de webfólio
·
Elaboração de relatórios
·
Atividades no laboratório
|
7 - Recursos de Ensino:
Data-show; TV e DVD; Laboratório de Informática.
|
8 - Avaliação:
NVP1:
– AV1=N1+N2+N3
N1: Seminário = 4.0
N2: Atividades Avaliativas cotidianas = 2.0
N3: Prova escrita = 4.0
NVP2:
– AV1= N1+N2+N3
N1: Prova = 3,0
N2: Webfólio = 4,5
N3: Resenha = 2,5
NVF:
- Prova escrita = 10.0
Cálculo da nota:
O aproveitamento do desempenho do aluno avaliado será realizado mediante verificações parciais (NVP) e verificação final (NVF), expresso em notas de 0 a 10, permitindo-se apenas 1 (uma) casa decimal. Será considerado reprovado o aluno que obtiver uma Média Parcial (MP
– média aritmética simples das NVP) inferior a 3,0 ou Média Final (MF) inferior a 6,0; será considerado aprovado o aluno com nota igual a superior a 6,0 no MP ou nota superior a 6,0 na MF.
NVP1 + NVP2 / 2 = MP
MP < 3,0 = REPROVADO MF = MP
MP
≥ 3,0 e < 6.0 = ALUNO DEVERÁ FAZER O NVF
MF = MP + NVF / 2
MP
≥ 6,0 = APROVADO (dispensado do NVF)
MF = MP
|
Aula
|
CONTEÚDOS E ATIVIDADES
|
Atividades extra-classe
|
06/02
|
Apresentação entre a professora e a turma, do plano da disciplina. Valorização dos conteúdos, tecnologia como meio. Leitura e interpretação de texto da Nova Escola: Um recurso a favor dos conteúdos. A tecnologia vista como processo.
-
Organização
do
Seminário,
divisão
dos
grupos,
distribuição
dos
materiais.
|
Leitura,
Análise e produção de texto da Nova Escola.
|
13/02
|
Fechamento do texto da Nova Escola.
A internet como fonte de pesquisa: Webfólio e Webquest: Formação de Professores e Novas Tecnologias.
|
Leitura,
Análise e produção de texto do Webfólio.
|
27/02
|
- Educação, tecnologia e transformação. Texto: SAVIANI. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias.
- Aula no Laboratório: Criação do blog para webfólio. Inserção de materiais no webfólio. - Preparação do seminário: orientação e dúvidas.
|
Preparação do seminário.
|
05/03
|
As novas tecnologias como meio e não como fim. A tecnologia vista como processo. Filme: Tempos
Modernos
(Modern Times). Direção: Charles Chaplin. EUA, 87 min., 1936.
|
Breve
resenha do filme.
|
12/03
|
Seminário – TECNOLOGIA EDUCACIONAL – Tecnologias Independentes - Grupo 1
– Álbum
seriado;
Blocão;
Cartão-relâmpago;
Cartaz;
Ensino
por
fichas.
Grupo 2 – Estudo Dirigido;
Flanelógrafo;
Gráfico;
Histórias
em
Quadrinhos;
Ilustração/Gravura.
Grupo 3 – Instrução programada;
jogo;
jornal;
jornal
escolar;
livro
didático.
Grupo 4 – Livro infanto-juvenil;
Mapa
e
Globo;
Modelo;
Módulo
instrucional;
Mural.
|
Produção
dos relatórios dos seminários.
|
19/03
|
Seminário – TECNOLOGIA EDUCACIONAL – Tecnologias Independentes – Grupo 5 – Peça Teatral;
Quadro-de-giz;
Quadro-de-pregas;
Sucata;
Texto. - Tecnologias Dependentes - Grupo 6 – Computador; Fita de vídeo;
fita
sonora
e
CD;
Internet
e
suas
ferramentas. Grupo 7 – Slide;
Televisão
comercial;
televisão
educativa;
transparência
para
retroprojetor;
educação
à
distância.
|
Produção
dos relatórios dos seminários.
|
26/03
|
Rede de comunicação e colaboração da EAD. Texto: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Conceituação e Historicidade. Maria das Graças Silva Lima. Estrutura e modalidade da EAD. Texto: Políticas de educação à distância: democratização ou canto da sereia? de Julia MALANCHEN.
Produção do quadro comparativo.
|
Leitura,
análise e comparação dos textos sobre EAD.
|
02/04
|
Fechamento
da análise dos dois textos sobre EAD.
Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio.
|
Produção
de texto sobre EAD. Estudar para a prova.
|
09/04
|
Avaliação A1
|
Inserção de atividades no Webfólio.
|
16/04
|
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias.
Resenha do livro: de CARNEIRO. Estudo
Dirigido.
Aula
no
Laboratório:
inserção de atividades no Webfólio.
|
Preparação para a Semana Acadêmica.
|
23/04
|
Preparação para a Semana Acadêmica.
2ª chamada de A1
Filme: Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley). Direção: Martyn Burke. EUA, 95 min, 1999.
|
Breve
resenha do filme.
|
07/05
|
SEMANA ACADÊMICA.
|
Inserção de atividades no Webfólio.
|
14/05
|
Universidades
Corporativas:
uma
visão
crítica.
Aula
no
Laboratório:
inserção de atividades no Webfólio.
|
Produção
de texto sobre Universidades
Corporativas.
|
21/05
|
Palestra com Gustavo
Alves
– webdisigner
e
jornalista:
Educação
e
Cibercultura. Educação e comunicação. Ondas informacionais.
Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio.
|
Resumo
da palestra.
|
28/05
|
Apresentação e avaliação dos Webfólios.
|
Estudar
para a prova.
|
04/06
|
Apresentação e avaliação dos Webfólios. Entrega da Resenha de CARNEIRO.
|
Estudar
para a prova.
|
11/06
|
Avaliação A2
|
-
|
18/06
|
Entrega de notas, atividades. Avaliação da disciplina, da professora, auto-avaliação.
|
-
|
25/06
|
2ª chamada de A2
|
-
|
02/07
|
Avaliação A3
|
-
|
Observação: O planejamento está sujeito a pequenas alterações durante o semestre, de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos e necessidades da turma.
|
10 – Bibliografia Básica:
FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Papirus, 2006. 288p. ISBN 85-308-0360-4.
CARNEIRO, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógicas. 12. ed. Campinas: Papirus, 2006. 173p. ISBN 85-308-0594-1.
|
11 – Bibliografia Complementar:
BATISTA, Wagner Braga. Educação a distância e o refinamento da exclusão social. Conect@, n. 4,fev./2002. Disponível em: http://www.revistaconecta.com/conectados/wagner_refinamento.htm
Acesso em: 13/02/2011.
LEITE, L. S. (Coord.). Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003.
MALANCHEN, Julia. Políticas de educação a distância: democratização ou canto da sereia? HISTEDBR On-line, Campinas, n. 26, p. 209
–216, jun. 2007 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: http://www.gepeto.ced.ufsc.br/arquivos/artjulia.pdf Acesso em: 13/02/2011.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n.1 (set. 2000) UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, pág. 137-144. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm Acesso em: 13/02/2011.
_____. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Texto que inspirou o capítulo primeiro do livro: MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus, 2009, p.11-65. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm Acesso em: 13/02/2011.
RAMAL, Andréa C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. PDF, s/d. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/nre/cornelioprocopio/arquivos/File/Ensinomedioblocos/Encontro3Otrabalhocomoprincipioeducativo.pdf Acesso em: 13/02/2011.
VILLAS BOAS,
Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o
diálogo entre professor e aluno. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p.
291-306, Jan./Abr. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em:
13/02/2011.
Links:
http://educadordoispontozero.blogspot.com/2011/07/um-pouco-de-humor.html
- inclusão digital
Filmes:
Tempos modernos (Modern Times). Direção: Charles Chaplin. EUA, 87 min., 1936.
Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley). Direção: Martyn Burke. EUA, 95 min, 1999.
|
Brasília, 06 de fevereiro de 2012.
Sandra Jacqueline Barbosa
Professora
Assinar:
Postagens (Atom)